Guia de como montar um PC: Escolhendo as peças — Cooler do processador

Guia de como montar um PC: Escolhendo as peças — Cooler do processador

Cooler do Processador

Nota: Esta é uma parte do “Guia de Como Montar um PC”, intencionado para auxiliar a criação de builds de PC de acordo com a necessidade do usuário. Será publicado periodicamente aqui no CraftMyBox para no final ser compilado e adicionado como guia principal da página Montar PC.

Padrão de Fábrica

Os coolers de fábrica — aqueles que vem na caixa do processador — são suficientes para a maioria dos casos. No entando eles não são aconselháveis para usuários que pretendem fazer overclock nem para setups com gabinetes muito pequenos (Mini-ITX e derivados).

Coolers de Ar

Os coolers de ar que são vendidos separadamente geralmente possuem uma maior área de contato do dissipador com o processador, além de ventoinhas maiores gerando maior volume de ar e não deixando o processador esquentar tanto e tendo um ótimo custo x benefício — fazendo com que sejam escolhas excelentes para overclockers. Eles são ótimos para a maioria dos usuários com gabinetes médios e grandes (Mid Tower ou Full Tower).

Water Coolers

No geral, Water Coolers (refrigeração líquida) são melhores que os de ar, mas não exclusivamente por conta da refrigeração. Eles são aconselháveis para quem possui pouco espaço no gabinete, já que os bons coolers de ar são geralmente BEM grandes e muitas vezes não cabem em gabinetes pequenos. Portanto, para gabinetes apertados seria interessante um Water Cooler de qualquer tamanho (ou o que couber). Claro que, além de deixar o setup mais estiloso, eles são ótimos para overclockers também!

Socket, Altura do Cooler e Tamanho do Radiador

Claro que escolher um cooler que caiba no gabinete e que seja compatível com o processador é uma das tarefas, mas o CraftMyBox já faz isso pra você 😉

Resumo

  • Sem overclock e gabinete grande: Padrão de fábrica
  • Sem overclock e gabinete muito pequeno: Water cooler de 120mm+
  • Com overclock e espaço sobrando: Cooler de ar com dissipador e ventoinhas grandes ou Water Cooler de 240mm+
  • Com overclock e espaço apertado: Water Cooler de 240mm+