Guia de como montar um PC: Escolhendo as peças — Processador

Guia de como montar um PC: Escolhendo as peças — Processador

Processador

Nota: Esta é uma parte do “Guia de Como Montar um PC”, intencionado para auxiliar a criação de builds de PC de acordo com a necessidade do usuário. Será publicado periodicamente aqui no CraftMyBox para no final ser compilado e adicionado como guia principal da página Montar PC.

Processador

Os processadores A6-7400K e A8-7650K da AMD são bons modelos de APU (Accelerated Processing Unit) para setups mais econômicos, pois eles possuem processamento gráfico de GPUs (placas de vídeo). Com uma APU você não precisa comprar uma placa de vídeo dedicada, baixando muito o preço da build. São ótimos para computadores cuja função principal não é jogar, e sim Youtube, Netflix, navegar na internet e usar o pacote Office.

Um pouco melhores que os APUs da AMD, são os processadores Pentium da Intel, eles juntos com uma placa de vídeo modesta podem rodar muitos jogos atuais na qualidade baixa-média com ~30 frames por segundo em 1080p.

Processadores mais potentes são os Core i3 também da Intel, eles são dual cores e quando usados juntos com uma boa placa de vídeo são capazes de rodar qualquer jogo atual com bons framerates (~30-60fps em 1080p, qualidade média-alta). Além de de suportar edição de imagem não muito intensa. É uma ótima opção para a maioria dos usuários casuais.

Outros processadores mais potentes para quem quer mais desempenho, são os Intel Core i5 ou AMD Ryzen 7, porém os filhos da Intel se destacam um pouco mais para jogos — devido a indústria ter otimizado muito seus jogos para processadores Intel na última decada. São recomendados em setups de médio e grande porte (mais potentes). As versões com K no final são para usuários que pretendem fazer overclock, se você não sabe o que isso significa ou não tem intenção de fazê-lo, então opte pela versão não-K. Esses processadores suportam edição e renderização de vídeos não muito intensas, e rodam qualquer jogo atual em conjunto com uma boa placa de vídeo com ótimo framerate (~60fps em 1080p em qualidade alta-ultra).

Agora se você trabalha intensamente com edição e renderização de vídeo, imagem, objetos 3D ou vetor, os Intel Core i7 ou AMD Ryzen 7 são as melhores opções, pois eles possuem hyper-threading (por parte da Intel) e multi-threading (por parte da AMD), um recurso que não é utilizado em jogos.

Resumo

  • Orçamento muito limitado ou uso básico e internet (HTPC): AMD A6-7400K / AMD A8-7650K
  • Orçamento limitado e rodar jogos atuais: Intel Pentium
  • Orçamento médio e rodar jogos atuais em boa qualidade e/ou edição básica de imagens: Intel Core i3
  • Rodar jogos atuais em qualidade excelente e/ou edição de vídeo/vetorização básica: Intel Core i5
  • Uso intenso de edição e renderização de vídeo, imagem, objetos 3D, vetor e/ou jogos: Intel Core i7 ou AMD Ryzen 7
  • Processadores com final K para quem quer fazer overclock

Referências

Pangoly
Logical Increments