Melhore a performance em jogos com o novo Game Mode do Windows 10

Melhore a performance em jogos com o novo Game Mode do Windows 10

Aprenda como melhorar o desempenho do PC para jogos (CS:GO, PUBG e outros)

Entenda o novo Game Mode

No update dessa semana disponibilizado para o Windows 10 pela Microsoft, o Creators Update, apresentou em seu sistema operacional um novo modo para os gamers — o Game Mode — esta funcionalidade faz com que seu sistema operacional priorize o uso dos recursos da sua máquina para o jogo que está sendo executado no momento e colocando em segundo plano tarefas do sistema operacional não prioridades.

Tecnicamente o que essa nova feature faz é basicamente limitar o uso das threads em tarefas secundárias priorizando todo o trabalho para o jogo. Essa otimização acontece tanto na CPU como na GPU.

Segundo o blog Windows Central , os jogos Win32 (jogos da steam por exemplo) vão se beneficiar desse recurso, porém quem mais vai ter uma melhora com esse modo são os jogos UWP, que são jogos típicos da Windows 10 Store devido a sua melhor padronização, a empresa consegue otimizar melhor eles.

A própria Microsoft disse que este modo funciona melhor em máquinas que possuem recursos limitados. Atualmente os fabricantes/desenvolvedores não precisam alterar nada em seus hardwares e jogos para se beneficiarem desse novo recurso, porém independente de qualquer coisa a microsoft está trabalhando em paralelo junto a parceiros como AMD, INTEL e NVIDIA a fim de melhorar esse Game Mode para os hardwares mais populares hoje entre os jogadores.


Como aproveitar e habilitar o Game Mode no seu Windows 10?

Para aproveitar esse recurso, é necessário habilitar essa funcionalidade para cada jogo seguindo os passos:

  • Dentro do jogo pressione Windows + G
  • Clique em Settings/Configurações
  • Habilite e opção Modo Jogo/Game Mode

Caso você não consiga ver essa opção em seu sistema operacional, é necessário que você atualize o seu Windows para a ultima build disponibilizada(build 1703) no dia 11/04 para todos os usuários.

E você já testou essa novidade, teve uma melhora? Acesse nosso subreddit e deixe sua opnião!


Referências

Windows Central
PC Gamer