E3 2020 é cancelada por preocupação com coronavirus

E3 2020 é cancelada por preocupação com coronavirus

Infelizmente, é isso mesmo: o evento físico da E3 de 2020 será cancelado em razão de preocupações com o surto do novo coronavirus, decretado pandêmico pela Organização Mundial de Saúde.

A Entertainment Software Association (ESA), em comunicado oficial lançado nesta quarta-feira (11), comunicou o cancelamento da E3 2020 como conhecemos – mas dá um alívio saber que o evento ainda acontecerá online.

A edição digital da E3 deve acontecer entre 9 e 11 de junho deste ano, mas ainda não temos detalhes sobre como a transmissão será feita. 

Dizendo estar desapontada com a decisão, mas que é importante trabalhar pela proteção à saúde de seus frequentadores e expositores, a ESA irá emitir reembolsos dos ingressos ao público a partir das próximas semanas. É sabido que os exibidores também poderão solicitar a devolução dos valores pagos pelos espaços publicitários.

E3 2019

Os burburinhos começaram quando a Devolver Digital publicou a frase “Cancelem seus vôos e hotéis da E3, todos vocês” em sua conta do Twitter.

Também no Twitter, o diretor da divisão Xbox na Microsoft Phil Spencer afirmou que a empresa falará sobre as novidades do Xbox no evento digital da E3, com detalhes de data e horário ainda a serem revelados.

A expectativa de todos é que as outras empresas também sigam essa conduta, como a Ubisoft, por exemplo.

A confirmação do cancelamento veio também como uma supresa a quem acompanhou as declarações anteriores da própria ESA. No início do mês, a entidade afirmou que a E3 2020 não seria afetada pela pandemia global do Covid-19.

A E3 2020 não é o primeiro evento de games cancelado devido ao novo coronavírus. Outro exemplo de cancelamento emergencial foi o da Game Developers Conference (GDC), por exemplo, um evento de desenvolvimento de jogos que aconteceria na próxima semana. O GDC também conta com transmissões pela web.

A preocupação com a disseminação do Covid-19 também causou o cancelamento do Mobile World Congress, da conferência F8 (do Faceboook) e dos festivais Coachella e SXSW.