Monitor 4K: Quais são os melhores para comprar?

Monitor 4K: Quais são os melhores para comprar?

Embora as  TVs 4k  sejam agora cada vez mais comuns, os monitores 4k estão apenas começando a crescer em popularidade. Quer você esteja procurando uma experiência multitarefa melhor para o trabalho ou queira uma experiência de jogo mais envolvente, os monitores 4k têm muito a oferecer. Mas você deve estar se perguntando “monitor 4k vale a pena?”. 

Embora costumavam ser muito caros, recentemente eles começaram a cair de preço à medida que o 4k se tornou mais popular e mais dispositivos o suportam, e à medida que os computadores e placas de vídeo também melhoraram.

Portanto, vamos conferir os 5 melhores monitores 4k para diferentes funções, afinal, cada um pode precisar de um monitor para diferentes objetivos. Confira:

Melhor monitor 4k para uso no escritório: Dell S2721QS

Tamanho: 27”

Resolução: 3840 x 2160

Taxa máxima de atualização: 60 Hz

Tipo de pixel: IPS

Taxa de atualização: variável

O melhor monitor 4k é provavelmente o Dell S2721QS. É um monitor de escritório impressionante com ângulos de visão amplos, boa ergonomia e clareza de texto excepcional. O suporte versátil facilita o ajuste para uma posição de visualização ideal e pode alternar para a orientação retrato, ótimo para uma configuração de monitor duplo.

Parece ótimo na maioria dos escritórios. Tem um manuseio de reflexão muito bom e um ótimo brilho máximo, então o brilho não deve ser um problema em uma sala mais clara. 

Ele também possui ângulos de visão amplos, para que você possa compartilhar sua tela confortavelmente com outra pessoa, sem se preocupar se ela está vendo uma imagem imprecisa. Combinado com a excelente gama de cores, este monitor também é uma ótima escolha para criadores de mídia.

Este monitor não é perfeito, pois tem conectividade limitada. Existem duas portas HDMI e uma única entrada DisplayPort, mas nenhuma porta USB. Também não é tão bom para jogos, pois tem uma taxa de atualização limitada de 60 Hz e um tempo de resposta de pixel mais lento do que a maioria dos monitores de jogos dedicados. No geral, porém, este é um monitor 4k vale a pena para quase qualquer uso do dia a dia.

Melhor monitor 4k para jogos: Gigabyte M28U

Tamanho: 28 “

Resolução: 3840 x 2160

Taxa máxima de atualização: 144 Hz

Tipo de pixel: IPS

Taxa de atualização variável

O melhor monitor 4k para jogos deve ser o Gigabyte M28U. Possui uma tela de 28 polegadas que oferece uma experiência de jogo envolvente e muito espaço para trabalhar. Possui ângulos de visão amplos para que a imagem permaneça precisa quando vista de lado, ótimo para jogar jogos cooperativos ou compartilhar conteúdo. 

Ele lida bem com os reflexos, mas o brilho da tela é decente, o que significa que a visibilidade ainda pode ser um problema em salas bem iluminadas e ensolaradas.

É impressionante quando se trata de desempenho em jogos. O tempo de resposta em sua taxa de atualização máxima de 144 Hz é excepcional e, embora seja mais lento em 60 Hz, ainda é ótimo. 

Ele também possui um recurso de inserção de moldura preta que você pode usar simultaneamente com VRR para melhorar a clareza do movimento. Ele tem duas portas HDMI 2.1, o que o torna uma boa opção para consoles de última geração, como o PS5 e o Xbox Series X, mostrando que esse monitor 4k vale a pena.

Ele tem baixo atraso de entrada, mas você precisará atualizá-lo para a versão de firmware mais recente para obter o menor atraso de entrada possível.

Melhor monitor 4k vale a pena em 32 polegadas: Dell S3221QS

Tamanho: 32 “

Resolução: 3840 x 2160

Taxa máxima de atualização: 60 Hz

Tipo de pixel: vai

Taxa de atualização: variável

O melhor monitor 4k com tela de 32 polegadas é o Dell S3221QS. É um monitor VA curvo que pode exibir pretos profundos, portanto, é uma boa escolha para pessoas que gostam de trabalhar, jogar ou visualizar conteúdo no escuro. 

Ele lida bem com os reflexos e fica bem claro, mas você ainda pode ter alguns problemas de visibilidade se estiver em um ambiente ensolarado. Como esperado da maioria dos painéis VA, os ângulos de visão são medíocres, então não é ideal para compartilhar conteúdo porque a imagem parece desbotada de lado.

Mesmo em um tamanho de 32 polegadas, a densidade de pixels ainda é muito alta, o que resulta em clareza de texto excepcional. Ele tem cobertura sRGB total e calibração decente fora da caixa, e também oferece suporte a uma ampla gama de cores para conteúdo HDR. 

Visto que se destina principalmente à produtividade, ele tem uma taxa de atualização de 60 Hz e seu tempo de resposta é apenas decente, mas oferece suporte a VRR para reduzir o desgaste da tela. Quanto à experiência HDR geral, está tudo bem porque não fica claro o suficiente para fazer os destaques se destacarem e não tem escurecimento local.

Existem muitos recursos extras, como alto-falantes embutidos, um modo Picture-in-Picture, bem como um hub USB que inclui dois USB 3.0 e uma porta upstream USB-B para que você possa conectar seus periféricos diretamente no monitor para uma configuração mais limpa

Infelizmente, a ergonomia é ruim porque você só pode ajustar a altura e a inclinação. No geral, este monitor 4k vale a pena para o uso diário e deve agradar à maioria das pessoas.